02/12/2014

Como tratar a pele na menopausa

Maria Célia - Legado de Maria

Como médica me sinto no dever de passar algumas informações para vocês, antes de fazer o meu passo a passo de como usar os meus cremes. Espero que vocês me entendam! Mas eu prometo que no próximo post sobre beleza e menopausa será sobre os meus cremes OK?!

Então hoje fica o tema: Como tratar a pele na menopausa de uma maneira geral

Segue um resuminho para vocês sobre os “porques” do envelhecimento, hoje em especifico da pele, e que também mexe tanto com a gente né?!

O envelhecimento é um processo multifatorial que acontece por fenômenos ambientais, genéticos, hormonais e metabólicos. Existem dois tipos: o extrínseco, influenciado por poluição, fumo, álcool, má nutrição, infecções e, principalmente, exposição solar; e o intrínseco, que tem a ver com genética, hormônios e metabolismo.

Com a idade, ambos se intensificam. Nos cinco primeiros anos após a menopausa, há uma diminuição na taxa de colágeno de cerca de 30%; depois dessa baixa acelerada, segue um declínio anual de 2,1%.

Outras alterações se somam a essas: decrescimento progressivo da concentração de ácido hialurônico, componente que atrai água e dá volume e hidratação; queda de lipídios na camada superficial, que fica mais seca; diminuição da espessura da derme, piorando as rugas; engrossamento da camada externa e aumento dos poros, que se apresentam mais visíveis; e incremento na produção de melanina a cada exposição solar, agravando as manchas.

Todas estas mudanças degenerativas resultam em perda do tecido conjuntivo e redução da elasticidade e capacidade de cicatrização, além é claro, de mais rugas, flacidez e ressecamento.

Como hidratar a pele na menopausa

1- Usar sabonete líquido e/ou com hidratante.
2- Evite banhos demorados, que ressecam a pele. Evite também água quente e não use muito sabonete.
3- Hidratar a pele diariamente utilizando cremes para o corpo e cremes para o rosto. O melhor momento para a aplicação é logo após o banho, com a pele ainda quente e úmida. Se pernas, braços ou qualquer outra parte do corpo estiverem muito ressecados, reaplique o hidratante ao longo do dia. Use cremes ou gel faciais nutritivos, após avaliação com o seu (sua) dermatologista, para você ter a informação de qual produto será indicado para o seu tipo de pele. Geralmente são anti-oxidantes e à base de retinol, vitamina C, vitamina E, soja ou ácido hialurônico, que estimulam a formação de colágeno.
4- Evitar a exposição solar principalmente nos horários mais quentes do dia.
5- Usar protetor solar sempre que sair de casa.
6- Beber cerca de 2 litros de água por dia.
7 – Ingerir alimentos que trazem benefícios para a pele.
8- Se mesmo assim com todos estes cuidados a sua pele apresenta-se seca e com sinais de envelhecimento que estão tirando a sua auto estima, você poderá recorrer a um dermatologista ou cirurgião plástico, para avaliação de tratamentos de beleza como peeling químico, aplicação de botox, preenchimentos, tratamento a laser e até mesmo lifting facial, se houver indicação médica.

Alimentos que trazem benefícios à saúde da pele

Soja: rica em isoflavonas, um fitohormônio (hormônio vegetal)

Frutas e vegetais: alguns são ricos em vitaminas C, E, e carotenóides, apresentando ação antioxidante capaz de neutralizar muitos danos ocasionados à pele ao longo da vida. Frutas como amora, uvas roxas, morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, mirtilo, tomate, e outros vegetais como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho, cenoura, etc, são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, melhorando as paredes dos vasos sangüíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada. Essas substâncias também previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, presente em todos esses alimentos, além da função antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, a proteína que mantém a pele saudável e bonita.

Castanhas, nozes e amêndoas: fontes de selênio e vitamina E, esses alimentos são indispensáveis no cardápio de quem quer ter uma pele bonita. Com propriedades antioxidantes, essas substâncias previnem e/ou retardam o envelhecimento da pele, contribuindo para manter sua elasticidade natural. Mas não exagere, 2-3 castanhas do pará por dia, por exemplo, são suficientes.

Prebióticos e probióticos: os prebióticos são substâncias (fibras) conhecidas como inulina, oligo e frutooligossacarídeos, que estão sendo adicionadas em certos alimentos com o objetivo de melhorar o funcionamento intestinal, assim como os Probióticos, microoganismos vivos adicionados a iogurtes e leites fermentados. Ambos garantem regularidade intestinal, facilitando a eliminação de toxinas, proporcionando uma pele mais bonita, livre de acne.

Espero que eu tenha ajudado. No próximo post então, darei o passo a passo dos cremes que eu uso combinado?!

Beiiijos,

Maria Célia
Deixe o seu comentário
* Não será divulgado

Comente pelo Facebook
0 Comentários
    Topo