Sobre

Oi!

Prazer em conhecê-la! Eu sou a Maria Célia Nascimento Cossi, médica, graduada pela PUC Campinas em 1983, especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Ultrassonografia e pós graduada em Administração Hospitalar. Você pode saber um pouquinho mais sobre mim nesse quadro do lado direito clicando em “próxima” logo abaixo da foto ou acompanhando o blog ->;

Eu adoro escrever!

“Vista a sua pele somente depois que você despir a sua alma”!

Maria Célia

Esta é a minha primeira frase do site para você!

Tenho muitas paixões além de escrever e pintar é uma delas. Já até mostrei aqui no blog algumas das telas que já pintei. Para ver é só clicar aqui. Ao acompanhar o blog você conhecerá muitas outras paixões, como música, viagens e muito mais.

Como comecei na moda…



mae
A minha paixão pela moda começou em minha infância por influência da minha amada mãe que chamo carinhosamente de Santinha.

Minha querida e saudosa mãe me criou desde os meus quatro anos desfilando para eventos sociais e campanhas infantis realizados principalmente no Grande Hotel de Araxá, minha cidade natal.

Aos dezessete anos deixei as passarelas e o penúltimo ano de piano erudito, para me dedicar exclusivamente aos estudos preparatórios para a medicina, mas o meu amor pela moda me acompanhou simplesmente fazendo parte de mim.

Como comecei a escrever poesias…



Em minha infância, quando ouvia historinhas na escola e de alguém de minha família, inventava para elas um final que me parecia melhor, mais feliz. Resolvi, então, escrever as minhas próprias histórias, nesta fase, em minha memória e depois de alfabetizada passei a guardá-las em segredo, nas linhas de meus caderninhos de escola. Achava o máximo este meu segredo!

Durante o meu curso de ginásio, fui estimulada pelo fato de ser sempre uma das melhores alunas em português e principalmente em redação, o que, para mim, significava que eu tinha um jeitinho especial para a escrita.

Nos anos setenta, os programas de rádio e televisão transmitiam todos os sucessos dos festivais de musicas que aconteciam no Brasil e no exterior, principalmente o rock’n’roll e eu super apaixonada por eles, me inspirava através das letras a criar minhas próprias poesias.

Passei a escrever alguns contos inspirados em poesias de poetas brasileiros na época de cursinho, em que eu me preparava para o meu mais almejado curso, o de medicina. Até hoje me inspiro em nossos grandes poetas brasileiros, mas também em poetas do mundo inteiro, afinal, temos um tesouro em literatura, basta explorarmos. Você pode acompanhar os meus textos clicando aqui.

Como comecei a escrever sobre liderança…



De certa forma, até o momento, convivi com a liderança na maior parte de minha vida. Fazendo um leque de minha infância, ginásio, faculdade, até minha pós-graduação, eu sempre fui a aluna em destaque da sala, sendo assim, me posicionavam como uma líder nata.

O meu papel de líder se tornou mais atuante e respeitado quando o meu trabalho para conclusão do Curso de Administração Hospitalar, realizado pela FEHOSP, Federação dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, foi considerado o melhor de minha turma. O prêmio que recebi foi uma placa linda, me parabenizando pelo primeiro lugar a qual me foi entregue pelas mãos do Governador José Serra, que exercia o seu mandato nesta época. Foi muito emocionante!

Tive uma jornada marcante e recompensadora como líder, quando exercia o cargo de Administradora Hospitalar, período que auxiliei a Santa Casa de Franca a ganhar o prêmio ouro, como a melhor Santa Casa do interior do Estado de São Paulo. Foram seis anos de muito trabalho, muita luta e suor para receber e manter este título durante o nosso mandato. Mas valeu vestir a camisa!

Aprendi desde muito cedo que toda equipe ascende e cai em função da liderança. Essa minha crença foi acompanhada por toda a minha vida pela minha observação, intuição, desejo de ser estudiosa e muita sede de aprender.

Aprender a liderar de forma eficiente é um grande desafio. Ensinar os outros a liderar de forma eficaz é um desafio ainda maior e é aqui que eu exerço uma de minhas grandes paixões: desenvolver liderança, principalmente a feminina.

Como criei meu blog…



Hoje, olhando para trás, há muitos anos os meus desejos e sonhos deixaram de ser prioridades, porque “o tempo para mim” foi ficando cada vez mais pequeno diante dos meus deveres no dia a dia. Os anos passaram como um raio de luz e hoje, depois de uma pausa forçada por um afastamento médico, acordei com saudades de desejar e de sonhar e a partir de agora eu apenas desejo trabalhar para viver uma vida saudável e não viver para trabalhar.

A escolha do nome do blog

Decidi o nome Legado de Maria devido ao meu primeiro nome Maria associado a minha força e fé de personalidade.

A essência do site…

Como sou amante da internet, quero aproveitar este espaço para dividir, trocar e somar experiências com você sobre moda, beleza, saúde, viagem, carreira, família e outros assuntos que estarão presentes apenas entre nós mulheres (sempre com apoio de profissionais qualificados, claro).

A transparência e seriedade do blog…

Tudo que eu faço é sobre o meu alicerce familiar construído como base a honestidade, responsabilidade, seriedade e muito amor. Além de perfeccionista, sou dedicada ao extremo, chegando a ser compulsiva para pesquisar, encontrar, analisar e enviar o que há de melhor naquilo que estou buscando. Você pode confiar no Legado de Maria! Ele é um grande desafio para eu estar todos os dias aprendendo, ensinando e deixando legado recheado de liderança feminina além de outros assuntos que envolvem o nosso universo feminino. Com certeza este é um dos meus melhores sabores!

O que espero do blog…

Espero que você goste muito dos meus posts, pois quero ter sucesso junto com você. Fique a vontade para dar sugestões, pois é você que irá me direcionar.

O meu agradecimento…

A Deus, por atender as minhas preces! A minha família que me apoiou para fazer este blog e a você que já é ou que será minha companheira neste espaço e amiga.

Quero que saiba que me sinto enaltecida, agradecida e até mesmo honrada por ter este cantinho só nosso. Já estou completamente apaixonada por ele.

Venha para cá sempre para sermos felizes juntas neste nosso aconchego!

Seja bem vinda!

Beiiijos,

Maria Célia

Topo